quarta-feira, 23 de junho de 2010

Análise terceiro ano


Guernica (1937) - Picasso- 3,49m x 7,77m


01 - Marque o item incorreto
Aos poucos Picasso começa a voltar sua atenção para o homem envolvido pelos conflitos que desembocaram nas guerras da década seguinte. Em 1937 pinta seu mais famoso quadro que representa, com veemente indignação o bombardeio da cidade espanhola de Guernica, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.

a- Picasso incorporou certos elementos do desenho para criar um efeito de angústia e distorceu propositalmente as figuras para transmitir violência.

b- As linhas quebradas e os planos fragmentados do Cubismo denotam terror e confusão.

c- A pintura é narrativa e de fácil comprrensão, já que todos os elementos da composição já estão claramente definidos.

d- O uso de nuances de branco e cinza enfatiza o desespero, pois exige do observador a análise da forma sem a distração das cores.

e- Picasso usa alguns símbolos: touro - brutalidade; cavalo - povo; guerreiro morto com a espada quebrada - derrota. E é impossível não perceber a lâmpada ao centro, com um olho: o olho de Deus que tudo vê.

Releitura

02- Inspirado em Guernica, faça um desenho que, ao contrário de retratar os horrores da guerra, retrate a empatia, a harmonia e a paz entre os homens. Use a mesma linguagem da obra-prima: simbologia, cores (monocromia), desenho e as linhas quebradas do cubismo.

Análise terceiro ano




Análise

Mendigos a Beira-Mar - Picasso

Na época em que pintou os quadros da fase azul, Picasso tinha 23 anos. Acabara de se estabelecer em Paris, onde ainda não era reconhecido. Passou por uma fase de grande pobreza. Talvez não fosse esse o único motivo, mas pode ter contribuído para o caráter melancólico e depressivo da chamada fase azul, cuja temática focaliza pessoas marginalizadas pela sociedade: mendigos, cegos, solitários. A cor azul dominante nessas obras é formulada em relações tonais. Vemos tons mais claros concentrados nos rostos das figuras, destacando a expressão delicada porém mórbida, e marcada por profundas olheiras, enquantos que nas roupas e nas poucas indicações de ambientes predominam os tons altos, cromáticos. A linearidade do desdobramento da cor reforça o caráter linear dessas figuras alongadas. A expressão de solidão é patética e beira o sentimental. As pessoas são mostradas debilitadas, magras, angulares, como que deformadas pela vida, passivas e recolhidas em si mesmas, muitas vezes com olhos fechados, isoladas umas das outras e envoltas por espaços vazios.

- A cor já não é triste? Será que Picasso não a escolheu porque estava triste.

Talvez fosse esse o caso, e Picasso tivesse escolhido o azul por corresponder à sua tristeza. Mesmo assim, há outras considerações a fazer. Se nessa gama há tons bastante escuros que podem levar a um estado de depressão, em si a gama de azul também pode ser usada para expressar sentimentos enaltecimento ou até de felicidade. Depende sempre do que faz com a cor, como ela está sendo elaborada formalmente.

(Na língua inglesa, a expressão coloquial to feel blue - sentir-se azul - significa estar deprimido. É exatamente o contrário do português, pois se está tudo péssimo, em inglês - azul - está tudo ótimoa aqui. Não sei o que o azul significa em espanhol e em francês, as duas línguas que picasso falava. Mas, no fundo, trata-se apenas de uma expressão verbal.) Faya Ostrower



A família de acrobatas com um macaco, 1905 (fase rosa)

O Período Rosa (1905-1907) é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muito arlequins. Muitas das pinturas são influenciadas por Fernande Olivier, sua modelo e seu amor na época.

A fase rosa é um retorno do artirsta a alegria da vida. Os tons azuis e a melancolia da fase anterior são amenizados pela introdução de um novo tema, os saltimbancos, assim como uma nova gama de cores, mais variada. Picasso vai explorar este tema em várias situações, demonstrando seu apreço pela vida circense. Retrata famílias de acrobatas, mulheres com seus bebês em meio a animais de circo, meninos treinando malabarismo sobre bolas, meninas adestrando cavalos. As cores são mais suaves, predominando os tons vermelhos muito pálidos, assim como o tom geral da pintura torna-se mais luminoso.



sábado, 12 de junho de 2010

]FUTURISMO 3º




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