domingo, 2 de maio de 2010
FOVISMO 3º ANO
1-BOAT- VLAMINK
1-VLAMINK- "Pintou da mesma forma que outros homens jogam bombas"Vlamink levava tudo aos extremos.
Fisicamente era um homem grande, extremamente seguro de si que, em sua vida e em sua obra, foi a maior fera da floresta fauve. Ensinava box, tocava violino em cafés vagabundos e escrevia leves novelas ponô. Artista autodidata se vangloriava por jamais ter posto os pés no Louvre. Impressionado com a mostra de Van Gogh em 1901, Vlamink passou a esguinchar tinta diretamente do tubo, misturando com espátula as camadas grossas. Espalhava cores contrastantes lado a lado para intensificar o efeito, fazendo suas exuberantes paisagens vibrarem em movimento.
BIG BEN - DERAIN (1905)
DERAIN-André Derain(1880-1954)- reduziu as pinceladas a pontos e riscos de ardentes cores primárias explodindo "como cargas de dinamite".
Derain inaugurou as core fortes como um fim expressivo em si mesmo. Suas audaciosas pinceladas direcionais eliminavam as linhas e a distinção entre luz e sombra. Em suas cenas de porto e de praia , as pinceladas diferenciadas- de convulsivas a fluentes- dão um senso de movimento ao céu e a água.
Nas duas primeiras décadas do século XX, Derain se manteve no centro da avant- garde, como criador do Fovismo. Mais tarde, buscou inspiração nos grandes mestres e seu trabalho tornou-se seco e acadêmico.
DUFY- Raoul Dufy(1877-1953)- Dizem que quando a gente olha os quadros de Dufy, ouve o tilintar de champanhe. Seus alegres quadros de festas em jardins, concertos, corridas de cavalos,regatas e cenas de praia na costa da Normandia são inegavelmente chiques. No entanto, Dufy era mais que um simples anfitrião e cronista dos ricos. seu desenho era tão fluido, suas cores tão vivas, que nunca faltou charme às suas cenas.
Usava cores intensas que nada tinham a ver com a aparêcia do objeto, mas tudo a ver com seu olhar para o objeto.
O VELHO REI 1916 - ROUAULT
ROUAULT-Georges Rouault (1871-1958)- Trabalhou pouco tempo com os fovistas, compartilhando suas caractrísticas técnicas, como pinceladas expressivas e as cores fortes. No entanto, enquanto os outros fovistas pintavam animadas telas urbanas, as dele eram cheias de dor e sofrimento.
Em suas primeiras obras, concentrou-se na condenação de prostitutas e de juízes corruptos em pinceladas selvagens, cortantes. Mais tarde, retratou palhaços tristes e por fim, depois de 1918, todos os seus trabalhos mostravam temas religiosos, principalmente a face trágica de Cristo.
Quando jovem, Rouault foi aprendiz de um fabricante de vitrais. As pesadas linhas negras que compartimentam os corpos de seus óleos, mais maduros têm um jeito de vitral.
DANÇA-MATISSE (1909)
A LISTA VERDE (MADAME MATISSE) 1905
COLAGEM- MATISSE
Dentre os fovistas somente Matisse continuou a explorar o potencial da cor pura à medida que reduzia as formas aos seus signos mais simples. Apesar da vida curta, o Fovismo teve grande influência, especialmente sobre o Expressionismo alemão.
Desde seus tempos de pioneirismo nas paisagens coloridas como confeitos até os brilhantes recortes de sua velhice, Matisse acreditou que "a cor não nos foi dada para imitar a natureza, mas para expressar as nossas próprias emoções".
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Oi profª.Alice,
ResponderExcluirO Fauvismo sem dúvida é exuberante! Muito bom você expor a arte em seu blog. Parabéns.
Me inspiro nos trabalhos desses grandes mestres para pintar também, caso quiser dar uma olhada:
noletoblog.blogspot.com