quarta-feira, 23 de junho de 2010

Análise terceiro ano




Análise

Mendigos a Beira-Mar - Picasso

Na época em que pintou os quadros da fase azul, Picasso tinha 23 anos. Acabara de se estabelecer em Paris, onde ainda não era reconhecido. Passou por uma fase de grande pobreza. Talvez não fosse esse o único motivo, mas pode ter contribuído para o caráter melancólico e depressivo da chamada fase azul, cuja temática focaliza pessoas marginalizadas pela sociedade: mendigos, cegos, solitários. A cor azul dominante nessas obras é formulada em relações tonais. Vemos tons mais claros concentrados nos rostos das figuras, destacando a expressão delicada porém mórbida, e marcada por profundas olheiras, enquantos que nas roupas e nas poucas indicações de ambientes predominam os tons altos, cromáticos. A linearidade do desdobramento da cor reforça o caráter linear dessas figuras alongadas. A expressão de solidão é patética e beira o sentimental. As pessoas são mostradas debilitadas, magras, angulares, como que deformadas pela vida, passivas e recolhidas em si mesmas, muitas vezes com olhos fechados, isoladas umas das outras e envoltas por espaços vazios.

- A cor já não é triste? Será que Picasso não a escolheu porque estava triste.

Talvez fosse esse o caso, e Picasso tivesse escolhido o azul por corresponder à sua tristeza. Mesmo assim, há outras considerações a fazer. Se nessa gama há tons bastante escuros que podem levar a um estado de depressão, em si a gama de azul também pode ser usada para expressar sentimentos enaltecimento ou até de felicidade. Depende sempre do que faz com a cor, como ela está sendo elaborada formalmente.

(Na língua inglesa, a expressão coloquial to feel blue - sentir-se azul - significa estar deprimido. É exatamente o contrário do português, pois se está tudo péssimo, em inglês - azul - está tudo ótimoa aqui. Não sei o que o azul significa em espanhol e em francês, as duas línguas que picasso falava. Mas, no fundo, trata-se apenas de uma expressão verbal.) Faya Ostrower



A família de acrobatas com um macaco, 1905 (fase rosa)

O Período Rosa (1905-1907) é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muito arlequins. Muitas das pinturas são influenciadas por Fernande Olivier, sua modelo e seu amor na época.

A fase rosa é um retorno do artirsta a alegria da vida. Os tons azuis e a melancolia da fase anterior são amenizados pela introdução de um novo tema, os saltimbancos, assim como uma nova gama de cores, mais variada. Picasso vai explorar este tema em várias situações, demonstrando seu apreço pela vida circense. Retrata famílias de acrobatas, mulheres com seus bebês em meio a animais de circo, meninos treinando malabarismo sobre bolas, meninas adestrando cavalos. As cores são mais suaves, predominando os tons vermelhos muito pálidos, assim como o tom geral da pintura torna-se mais luminoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores